Bombas Hidráulicas: o que são e para que servem

Bombas Hidráulicas: o que são e para que servem

O QUE É UMA BOMBA HIDRÁULICA?

A bomba hidráulica é o principal componente do circuito hidráulico que integra sistemas capazes de transformar energia potencial em energia cinética (movimento) e/ ou energia de pressão (força). É muito utilizada na indústria em diversos segmentos como: construção civil, coleta de lixo, florestal, movimentação de carga, mineração, rodoviário e agrícola.

 

COMO FUNCIONA UMA BOMBA HIDRÁULICA?

Para fazer a sua função, uma bomba precisa de:

  1. um motor a combustão ou elétrico que será responsável por acioná-la;
  2. fluido, como um óleo, por exemplo, que será movimentado por componentes da bomba, como um pistão ou engrenagens, gerando assim um fluxo desse líquido.

O movimento do fluido hidráulico é o responsável por gerar pressão e consequentemente, energia (força) hidráulica. Essa força é levada aos atuadores, como cilindros e prensas, que transformarão a energia hidráulica em mecânica, e assim realizarão as mais diversas funções nos equipamentos/ maquinários.

 

TIPOS DE BOMBA HIDRÁULICA

Existem dezenas de tipos, porém as bombas de deslocamento positivo mais utilizadas são:

Bombas de engrenagem

Robustas, de baixo custo, possuem uma ampla gama de tamanhos de deslocamento e capacidades de pressão, mas estão disponíveis apenas como unidades de deslocamento fixo.

Bombas de pistão

Possuem uma gama ainda maior de tamanhos e capacidades de pressão, são volumetricamente eficientes e têm capacidade de deslocamento variável com uma variedade de opções de controle. São mais caras que as de engrenagens e mais sensíveis a danos e falhas devido contaminação e cavitação.

Bombas de palhetas

Operam em uma pulsação mais leve e constante e por isso produzem menos ruídos em uma velocidade relativamente alta. Disponíveis em grande variedade de velocidades e viscosidades.

 

CONHEÇA NOSSA LINHA COMPLETA DE BOMBAS HIDRÁULICAS >

 

UTILIZAÇÕES E APLICAÇÕES DA BOMBA HIDRÁULICA

As bombas hidráulicas são utilizadas em diversos maquinários e sistemas hidráulicos e em diferentes setores da indústria. Veja algumas aplicações:

SETOR AGRÍCOLA:  Colhedora, Carregadeira, Implemento Agrícola em geral, Trator Agrícola

SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL: Pá Carregadeira, Empilhadeira, Compactadora, Perfuratriz, Guincho, Guindaste, Caminhão Betoneira, Trator de Esteira

COLETA DE LIXO: Compactador de Lixo, Prensa de Sucata

FLORESTAL: Carregador Florestal

MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

RODOVIÁRIO 

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat